MEU VIDEO

Meu Stop Motion

Entre livos




Aula semi presencial Feira do livro/Porto Alegre

Fotografia Documental
Professor Fernando Pires


Criança a Alma do Negócio


Brinquedo preferido V.S 12 Nintendo wii
  Brinquedo preferido N.S 10  Nintendo wii  
O que gostaria de ganhar V.S? IPAD
O que gostaria de ganhar N.S? NETBOOK ROSA
                             

Fotoetnografia

     Fotoetnografia pressupõe alguns elementos para a sua constituição, como a utilização de fotografias sem textos explicativos entre as imagens ou o uso de legendas. Posso dizer que a fotografia e linguagem escrita que mais proxima da poesia. Fotografar não é apenas refletir a realidade, mas é também reflexionar sobre ela e nela refletir-se. A própria realidade empresta suas formas aos fotógrafos, ao contrário do que acontece com os escultores, pintores e desenhistas, que têm de fazê-la com as mãos.  Não existem fotografias que não sejam portadoras de um conteúdo humano. Toda fotografia é um olhar sobre o mundo, procurando dar significação a este mundo.                                                                                       
        A interpretação antropológica começa pela coleta de dados em campo, seguida de uma análise aprofundada, aonde o gravador, a câmera fotográfica e a filmadora vieram se juntar ao tradicional bloco de notas. O fotógrafo deve pensar ininterruptamente na construção da imagem e no seu enquadramento, estando o suficientemente próximo para melhor observar a cena e o suficientemente longe para não interferir nos acontecimentos. Deve ser capaz de trabalhar os planos e principalmente, saber olhar. No plano etnográfico, a fotografia constitui uma reserva de documentos, permitindo conservar coisas que não se poderá mais rever. Mas as fotografias jamais devem ser utilizadas de forma isolada. Uma narrativa fotoetnográfica deve se apresentar na forma de uma série de fotos que estejam relacionadas entre si, compondo uma seqüência de informações visuais que darão significação ao conjunto.



Fotografia Documental Ulbra
Professor  Fernando pires

Cartão Cinza e Cartão Cor

 Cartão cinza reflete uma porcentagem conhecida de luz que incide sobre ele. Tem um lado cinzento, que reflete 18% da luz e que corresponde ao cinza médio na escala de cinzas.É de grande importância, pois serve como padrão na aferição de fotômetros e flashmeters para uma perfeita exposição fotográfica . A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário. Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza Faz uma  leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário.


O cartão cor serve para garantir que o branco perfeito nas fotos, qualidade no colorido sem desvios. O cartão cor tem no minimo 8 cores e no máximo 140.














Fotografia Documental Ulbra
Professor  Fernando pires