MEU VIDEO

Meu Stop Motion

Entre livos




Aula semi presencial Feira do livro/Porto Alegre

Fotografia Documental
Professor Fernando Pires


Criança a Alma do Negócio


Brinquedo preferido V.S 12 Nintendo wii
  Brinquedo preferido N.S 10  Nintendo wii  
O que gostaria de ganhar V.S? IPAD
O que gostaria de ganhar N.S? NETBOOK ROSA
                             

Fotoetnografia

     Fotoetnografia pressupõe alguns elementos para a sua constituição, como a utilização de fotografias sem textos explicativos entre as imagens ou o uso de legendas. Posso dizer que a fotografia e linguagem escrita que mais proxima da poesia. Fotografar não é apenas refletir a realidade, mas é também reflexionar sobre ela e nela refletir-se. A própria realidade empresta suas formas aos fotógrafos, ao contrário do que acontece com os escultores, pintores e desenhistas, que têm de fazê-la com as mãos.  Não existem fotografias que não sejam portadoras de um conteúdo humano. Toda fotografia é um olhar sobre o mundo, procurando dar significação a este mundo.                                                                                       
        A interpretação antropológica começa pela coleta de dados em campo, seguida de uma análise aprofundada, aonde o gravador, a câmera fotográfica e a filmadora vieram se juntar ao tradicional bloco de notas. O fotógrafo deve pensar ininterruptamente na construção da imagem e no seu enquadramento, estando o suficientemente próximo para melhor observar a cena e o suficientemente longe para não interferir nos acontecimentos. Deve ser capaz de trabalhar os planos e principalmente, saber olhar. No plano etnográfico, a fotografia constitui uma reserva de documentos, permitindo conservar coisas que não se poderá mais rever. Mas as fotografias jamais devem ser utilizadas de forma isolada. Uma narrativa fotoetnográfica deve se apresentar na forma de uma série de fotos que estejam relacionadas entre si, compondo uma seqüência de informações visuais que darão significação ao conjunto.



Fotografia Documental Ulbra
Professor  Fernando pires

Cartão Cinza e Cartão Cor

 Cartão cinza reflete uma porcentagem conhecida de luz que incide sobre ele. Tem um lado cinzento, que reflete 18% da luz e que corresponde ao cinza médio na escala de cinzas.É de grande importância, pois serve como padrão na aferição de fotômetros e flashmeters para uma perfeita exposição fotográfica . A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário. Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza Faz uma  leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário.


O cartão cor serve para garantir que o branco perfeito nas fotos, qualidade no colorido sem desvios. O cartão cor tem no minimo 8 cores e no máximo 140.














Fotografia Documental Ulbra
Professor  Fernando pires

COR

Escolhi o colorido,pois essa foto foi feita num contra luz de um dia nublado e o vermelho esta em evidencia e a cor que prevalece.
Fotografia Documental

Fotografia documental

                              IDENTIDADE

Fotografia documental "definição"

  O Conceito de Fotografia Documental as vezes pode ser confudida com o fotojornalismo ja que as duas relatam algo que aconteceu, serve para registrar acontecimentos, fazer parte da história.Como o nome ja diz UMA FOTO DOCUMENTO.

Beleza

Pra mim não há nada mais belo do que a inocência de uma criança.
Vitor Anderson Dias (meu bebê)

Resenha Janela da Alma

MOVIMENTO
        Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade  se é que ela é a mesma para todos.

Resenha do filme Ensaio Sobre a Cegueira

No filme, uma epdemia de "cegueira " atinge a população, provocando caos e desespero geral. Tratados com descaso pelo governo, os afetados são colocados em quarentena, sendo obrigados a se isolar dentro de um hospital abandonado. No meio de tantos cegos desorientados, a única não afetada pela misteriosa doença é a Mulher do Médico, interpretada com maestria por Julianne Moore. Se fingindo de cega para acompanhar o marido oftalmologista (Mark Ruffalo), ela acaba liderando e guiando um pequeno grupo que se instala em uma das alas do hospital.

Com o passar do tempo, a quantidade de cegos aumenta e o espaço fica pequeno. Não demora para que comecem a ser formadas 
pequenas organizações, uma delas liderada pelo mal-intencionado Rei da Ala 3 (Gael García Bernal). O pânico se alastra, o ambiente se degrada aos poucos.

Nenhum personagem tem nome e não se especifica a época nem o lugar onde se desenrola a trama. O que se vê na verdade é um 
cenário devastado
Foto Feita com olhos vendados

Fotografia Documental

                 Estive vários dias da semana no parque harmonia, lá optei em documentar os músicos que alegram a festa da semana farroupilha.
 Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia a 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como idéia a separação do Rio Grande do Sul, do Brasil

iluminação

                                                    Definição de Luz

Luz é o agente físico que, atuando nos órgãos, produz a sensação da visão.Do ponto de vista da Física: São Ondas eletromagneticas visivel ao olho humano
Foi de Maxwell a afirmação: A luz é uma "modalidade de energia radiante" que se "propaga" através de ondas eletromagnéticas.

ILUMINAÇÃO


LUZ: FLASH                            FOTO: CARLA ANDERSON                
MODELO: VANESSA REIS
                      

ILUMINAÇÃO

LUZ: Refletor fresnel
Modelo: Vanessa Reis
                                      FOTO: CARLA ANDERSON

Iluminação Professor: Fernando Pires

 FOTO: CARLA ANDERSON
LUZ: Refletor fresnel

Tributo a Edward Curtis fotografia documental

               
         Edward Sheriff Curtis,nasceu em 1868 no estado de Wisconsin. Em 1885 com 17 anos Edward transformou-se em um fotógrafo aprendiz. Em 1887 a família mudou-se para Puget Sound, Washington; Curtis ficou fascinado pelos índios norte americanos de Puget Sound. Edward comprou uma câmera nova e se transformou em sócio de um estúdio fotográfico com Rasmus Rothi.  Edward pagou $150 por 50 por cento do estúdio. Após aproximadamente seis meses, Curtis deixa Rothi e faz uma parceria com  Thomas Guptill. O estúdio novo foi chamado Curtis e Guptill, fotógrafos e Photoengravers. Em 1892 casou-se e teve quatro filhos com sua esposa Clara. E em 1910 divorsiaram-se;sua esposa Clara ficou com seu estudio de fotografia.
mais tarde em 1927 entrou em declinio, chegou a ser preso por uma divida de $ 4.500;  Em 1928, desesperado por dinheiro, Edward vendeu os direitos de seus projetos..
Em 1919 sua ex esposa Clara afogou-se. Em 1930 publicou o volume conclindo de O Indian norte-americano. Em  19 Outubro de 1952, com 84 anos, Curtis morreu de um ataque cardiaco em  Los Angeles, Califórnia nos braços de sua filha Beth.






Fonte de pesquisa google web e  google imagem 
Professor Fernando pires 
Diciplina Fotografia documental